150 anos de Rocha Negra Nº 1: conheça a sua história
Série de artigos informativos sobre os 150 anos da Rocha Negra Nº 1. Conheça a história da Loja.
Por Admin
14/05/2023, 15:01
Em 25 de junho de 1873 surge a Loja Maçônica com a assinatura do “Breve constitutivo” da Loja Capitular ROCHA NEGRA, pelo então Irmão Joaquim Saldanha Marinho (1886 – 1895), Grau 33 da Ordem, Soberano GR Mestre e GR Comend. da Ordem Maçônica do Brasil. Mais tarde, no dia 29 do mesmo mês, ocorreu a Fundação da Loja Rocha Negra, que passaria a trabalhar no rito Esc. Ant. Aceit. e Sob. os Auspícios do GR. Unido do Brasil – 1864.
No mesmo ano de fundação, houveram cartas de alforria, uma delas expedida pelo VM Jonathas Abbott, libertando o escravo Horário, de 15 anos de idade, filho da escrava Bonifácia, oficial de sapateiro, em comemoração a data de regulamentação da Loja Rocha Negra.
Em 20 de setembro houveram as primeiras iniciações em um número de 17 membros, entre eles o Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente da República do Brasil. Seis dias depois, novas cartas de alforria expedidas, como a do Irmão Luiz Gonçalvez das Chagas, libertando o escravo João e o escravo Florêncio.
Ao passar dos meses, novas cartas de alforria eram expedidas pelos membros da Rocha Negra conforme eram iniciados na Loja. Após estabilizar as instalações do Templo e passar alguns anos, em 1878 a Rocha Negra decide concluir as obras da Igreja Matriz de São Gabriel/RS, no que obteve sucesso.
Em 17 de setembro de 1884 houve o decreto número 29 do Sob. Gr. M. Gr. Comend. da Ordem Maçônica do Império do Brasil, Marechal Francisco José Cardoso Junior (1883-1885), concedido à Loja o título de BENEMÉRITA DA ORDEM, por seu trabalho na libertação de escravos.
Atualmente, em 2023, ano de seu sesquicentenário, a Loja Rocha Negra segue com seus feitos históricos, marcando a cada ano o seu nome na história de São Gabriel e do Brasil. O seu foco atualmente é manter seu legado e continuar zelando pela comunidade gabrielense.