HISTÓRIA | Loja Maçônica Rocha Negra Nº1 celebra 150 anos com Sessão Magna e palestra sobre “A Libertária”

A Loja Maçônica Rocha Negra Nº1 celebrou o seu Sesquicentenário (150 anos) com uma grandiosa Sessão Magna.

Foto do autor da publicação

Por Admin

09/06/2023, 10:03


Para comemorar o Sesquicentenário, Loja Maçônica Rocha Negra Nº1 realizou na noite de segunda-feira Sessão Magna em suas dependências (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

A Loja Maçônica Rocha Negra Nº1, considerada pioneira da maçonaria no estado do Rio Grande do Sul, celebrou o seu Sesquicentenário (150 anos) com uma grandiosa Sessão Magna. O evento, que ocorreu na noite de segunda (5), contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, destacando-se o prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes, o presidente do Poder Legislativo, Moisés Marques, e os comandantes das três unidades militares do Exército e da Brigada Militar.

Presidida pelo Venerável Mestre Rony Marcon, a Sessão Magna teve como tema “Libertária: Um ideal, uma busca e seus feitos”. Um dos momentos marcantes da noite foi a palestra ministrada pelo maçom Rosalvo Wahys, que abordou a história da Loja Rocha Negra Nº1 e sua contribuição para os ideais libertários, especialmente no contexto da abolição da escravatura e da promoção da educação.

Evento teve grande número de convidados para Sessão Magna
Evento aconteceu no Salão principal da instituição
Rosalvo Wahys fez uma leitura do histórico e uma palestra sobre o tema “A Libertária”

Rosalvo Wahys ilustrou a trajetória da Loja Rocha Negra Nº1 e ressaltou o papel libertário desempenhado pelos seus membros no fim da escravatura na região. Os maçons promoveram campanhas e ações em prol da assinatura das cartas de abolição da escravidão e da liberdade de todos os escravos, além de incentivarem a educação como ferramenta fundamental para a liberdade do ser humano.

Durante o evento, o músico João Valério Gomes apresentou uma música autoral de Jorge Stangarlin (Chiquinho), cuja temática estava relacionada à Abolição. A performance do músico emocionou os presentes, acrescentando um toque especial à noite festiva.

Prefeito Lucas Menezes esteve presente à Sessão e destacou o papel da Rocha Negra na comunidade
João Valério Gomes apresentou música relativa à Abolição, processo em que a Rocha Negra liderou na região
Venerável Mestre Rony Marcou ressaltou a importância do conhecimento como libertador do ser humano, em seu pronunciamento 

Em seu pronunciamento, o Venerável Mestre Rony Marcon ressaltou a importância do conhecimento humano e como a Ordem Maçônica é um exemplo atemporal de que o conhecimento é fundamental para a perpetuação de ações e movimentos de ideias que levam o ser humano a demonstrar o que há de melhor em seu âmago. Ele destacou os princípios básicos da humanidade, como liberdade, igualdade, fraternidade, amor ao próximo e à pátria, os quais são fundamentados no conhecimento adquirido.

“O conhecimento proporciona a certeza de princípios como liberdade, igualdade e fraternidade, demonstrando amor ao próximo e à pátria. Além disso, o conhecimento liberta, permitindo buscar verdades que embasam a essência individual, formando uma identidade única. A transmissão do conhecimento é crucial para a evolução humana, e agradecimentos foram expressos ao palestrante e aos convidados por contribuírem para o fortalecimento dessa sabedoria”, frisou Rony.

A Sessão Magna encerrou-se com um ágape fraternal (jantar), reforçando os laços de união e amizade que permeiam a Loja Maçônica Rocha Negra Nº1. As comemorações do Sesquicentenário da Rocha Negra Nº1 ainda terão outras atividades integrantes em sua programação, as quais prometem marcar esse momento histórico para a maçonaria do Rio Grande do Sul.

Texto redigido por Marcelo Ribeiro em artigo publicado no Caderno 7.